domingo, abril 07, 2013

Feliz Dia do Jornalista. Feliz?

Feliz dia 7 de abril. Feliz Dia do Jornalista. Feliz? Na boa, só eu não vejo motivo algum para comemorar o dia do jornalista?


O jornalismo vive uma de suas piores fases onde o imediatismo é lei dentro de qualquer tipo de redação: seja num veículo de imprensa, como numa redação de assessoria.


Sem contar o quesito caráter e ética, itens cada vez menos presentes no dia a dia da profissão.

É um tal de um querendo se sobressair ao outro ao custo de denegrir a imagem, de diminuir e desmerecer o trabalho alheio.


Vejo o jornalismo hoje como espaço onde os menos capacitados, porém com uma agenda telefônica mais influente, são os que determinam o destino dos outros colegas de profissão. Um lugar onde o puxa-saquismo é que vai determinar o seu tempo de vida útil no mercado de trabalho. Um lugar onde o satisfazer o ego está acima de profissionalismo e capacidade.


O jornalismo que eu estudei, que eu aprendi e que construí em 16 anos de profissão não é este que vejo hoje nas ruas. Não me identifico com ele e, infelizmente, não me vejo motivada para mudar o cenário. Pois o cenário não me mostra qualquer sinal de que deseje mudar.


Seria pedir demais que me deixassem exercer a profissão que escolhi e que me deixassem em paz, longe de conchavos, acordos, estratégias e outras cositas más.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A contar que este é um blog que preza pelo bom senso e educação. Comentários são bem-vindos