quarta-feira, junho 05, 2013

Maracanã que me aguarde!


Olhando assim para eles em um envelope dentro da minha gaveta parece que foi tudo simples. E talvez tenha sido mesmo...

Ok que na primeira tentativa de conseguí-los levei um baile e um baita susto da FIFA. O sistema de compras de ingresso disse que meu CPF não existia. Na ocasião isso gerou um problemão na hora da compra através do cartão VISA de um colega meu. A compra teve que ser interrompida e acabou por travar um email de cadastro meu e o dele para novas compras.

Chato. Constrangedor.

Restou esperar abrir o novo lote de vendas para os que dependeriam de sorteio. Seres sem cartão de crédito VISA, tipo eu!

Entrei novamente no site da FIFA, fiz meu cadastro com novo email, meu CPF desta vez foi reconhecido e dei início ao processo de compra. Aguardei pacientemente na fila de espera do sorteio até que um belo dia fiquei sabendo por um email da FIFA que estava tudo ‘ok,’ que bastava imprimir o boleto, pagar no banco e os ingressos estariam garantidos.

No dia do vencimento do boleto (sim, sou pobre e não tenho 380 reais – 02 ingressos - a qualquer dia do mês) paguei e esperei o sinal de venda confirmada aparecer no site da FIFA.

Mas me questionava: como vou saber onde vou sentar? Não marquei lugar. Será que poderei escolher? Em nenhum lugar do site havia uma explicação sobre estas questões.

Segui esperando até que a amiga Amélia Sabino do L! veio me questionar se eu já havia agendado a retirada dos ingressos, pois ela havia lido que os compradores estavam enfrentando problemas no agendamento.

Então lá fui eu toda linda no site da FIFA realizar o agendamento. Mais simples, fácil e rápido do que publicar um post no Facebook. Mas nada ainda sobre de onde eu iria ver o jogo.

Eis que chega o grande dia e vou em direção ao centro da cidade pegar meus tão preciosos ingressos. Me deparo na porta do hotel, local de retirada escolhido por mim, com uma fila respeitosa de grande e um rapaz gentil avisando: “nesta fila somente pessoas agendadas”.

Pessoas não agendadas cercaram o rapaz e começou o blá-blá-blá.

Na boa: o brasileiro precisa mudar urgentemente seu comportamento. Não dá mais para viver achando que está na terra do ‘eu tudo posso’.

Ao chegar a minha vez meu nome não apareceu na lista dos ingressos impressos. Tenso!

Me colocaram numa outra fila. Um jovem rapaz recolheu minha identidade e menos de 2 minutos depois me chamou. Meus ingressos estavam lá. Lindos e belos me aguardando, conforme prometido pela FIFA.

Fui embora feliz. Carregando uma preciosidade na bolsa: uma dupla de ingresso para a final da Copa das Confederações. Mas também contente pelo elogio recebido do atendente: ‘todos poderiam ser ágeis e educados como a senhora’.

Ponto para a Dona Maria!

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

OBSERVAÇÕES À PARTE:
  • O serviço de SAC disponível no site da FIFA é péssimo. Precisa ser reavaliado para a Copa do Mundo. Nada de respostas prontas e pouco didáticas. É preciso lembrar que o brasileiro não tem tradição em grandes eventos esportivos e não sabe comprar ingressos pela internet. Precisamos de seres humanos bem educados, instruídos e pacientes nos respondendo e tirando todas as duvidas. Ou seja, nada de máquinas.
  • Como previa só fiquei sabendo meu lugar no estádio ao retirar o ingresso. Fiquei um pouco frustrada por não poder escolher na hora da compra. Um sistema tipo assento de avião seria perfeito.
  • Volto a dizer: brasileiro precisa mudar urgentemente seu comportamento. Ler, tirar duvidas, buscar informação antes de sair pela rua batendo perna e boca com as pessoas não resolve quando você está lidando com uma empresa internacional tipo a FIFA ou o COI. Você vai passar vergonha, além de raiva.
  • Se o site é o principal canal de comunicação entre o organizador e o público, este precisa ser mais valorizado por ambos. E recomendo também ao comprador sempre dar uma olhada no site para acompanhar o processo. Ouvi de um senhor na fila do blá-blá-blá: "depois que comprei meu ingresso fechei o site, não precisava de mais nada de lá".Grande engano meu caro.

DICAS PARA QUEM COMPROU INGRESSO NESTA ÚLTIMA LEVA
  • Se você vai ver jogos aqui no Rio de Janeiro e procurou agendar a retirada e só apareceu para depois do dia do jogo... não se desespere! Se você for do tipo mega ansioso vá até a Barra da Tijuca na Central de Ingressos e retire os que comprou por lá. Somente na Barra eles imprimem ingressos.
  • Não adianta ir ao Centro do Rio ou ao Galeão com comprovante de pagamento, procuração da Dona Dilma Vana, carta de crédito das Casas Bahia ou uma criança no colo. Você só vai perder seu tempo.

ATENÇÃO: Dizem os atendentes da FIFA no local de retiradas agendadas que novas datas de agendamentos pré-jogos devem abrir para o Centro e Galeão, mas que é preciso olhar o site da FIFA diariamente.

MINHA RECOMENDAÇÃO: se você não conseguiu agendar vá até a Barra da Tijuca. Será infinitamente melhor para você.

E, no mais: bom jogo! O Maracanã que me aguarde!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A contar que este é um blog que preza pelo bom senso e educação. Comentários são bem-vindos