terça-feira, setembro 04, 2012

Eu USA sim e vou vivendo...

Nunca fui muito apaixonada pelos Estados Unidos. Confesso até que dos cinco lugares na lista dos que tenho que conhecer antes de morrer, nenhuma cidade do Tio Sam está incluída. O que de maneira alguma desmerece minha afeição por Nova Iorque, Nova Orleans, Havaí, pela Disney, pelo Grande Cânion, entre outras cidades e lugares turísticos do nosso primo rico.

Contudo, hoje tirei o dia para provocar meus irmãos tupiniquins. Sai à rua trajando um casaco oficial do Comitê Olímpico dos Estados Unidos. Lindo, diga-se de passagem.

É incrível como as pessoas te olham enviesado na rua. Com aquela expressão dúbia de interrogação (será que ela é gringa?) e indignação (absurdo, usando as cores daquele país opressor!).

Como sempre, eu rio. Mas também observo muito. É curioso perceber como num povo que importa tudo o que os norte-americanos fazem (sem titubear) gosta de afirmar sua nacionalidade.

Num Brasil onde o melhor tênis é Nike, o melhor celular é o Iphone, e o melhor lanchinho do final de semana é no Mc Donald’s, e o negro mais bacana é o Obama, o melhor cheirinho é Victoria Secret’s... Confesso que soa engraçado e esboço sim um largo sorriso irônico.

Quantas pessoas vocês já viram nos noticiários sendo levadas para o xadrez vestindo a camisa canarinho da Seleção Brasileira.

Quantos programas de televisão que são verdadeiras cópias do que é feito lá fora.

Quantas vezes já ouviram ou falaram no último mês as expressões, ‘vibe’, ‘shopping’, ‘cool’, ‘nice’, ‘run'.

Quantas pessoas vocês viram hoje trajando uma jaqueta dos USA feita por Ralph Lauren?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A contar que este é um blog que preza pelo bom senso e educação. Comentários são bem-vindos