quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Fantasmas Sociais

O Facebook completou no dia 4 de fevereiro 10 anos de existência. Desde então, o site criado para avaliar a mulherada de uma faculdade tornou-se um molde para o comportamento de uma nova sociedade.

Pois bem. Faço quase tudo pelo feice (assim, carinhosamente chamado por mim). Principalmente manter minhas relações de amizade.

Através dele revi pessoas do passado, colegas de infância, de facul, de firma. Pessoas que fizeram parte da minha vida e que hoje não temos mais nenhuma ligação, a não ser a de termos nos conhecido no passado. O nosso elo é a naftalina.

Contudo, elas estão aqui na lista dos meus mais de 1000 amigos. A grande maioria não interage comigo. Às vezes, muito da raramente, curtem uma postagem. Noutras ficam de voyeur. É o como vejo as pessoas deste grupo. E elas devem me ver da mesma maneira. Acredito.

Meu feice para o grupo naftalina tornou-se uma boa agenda, repleta de rostos que, se um dia vir precisar falar com elas, estarão todos ali e com dados atualizados.

Mas há também outro grupo de pessoas. Aquele que adoraria não ter mais na minha rede virtual, mas que por uma obrigação social pulsam na Time Line. Não existe nenhuma afinidade intelectual, são raros os momentos de ‘curtição’, de interação. Pelo contrário, na maioria das vezes leio os posts e penso... “que sem noção”, “vergonha alheia”, “alguém desliga da tomada”...

Vamos pedir piedade, senhor piedade...

Para piorar, às vezes me vejo comentando, tentando manter um elo, buscando vida inteligente, algo que gere uma afinidade virtual. Só me arrependo e logo desisto. Mas antes me irrito profundamente.

A estas pessoas destinei um espaço especial. São agora o que chamo de ‘fantasmas sociais’. Eu os mantenho amigos no feice, ali para todos verem, mas bloqueio a aparição de suas postagens na minha TL.

Assim, busco manter uma vida virtual saudável e o mais próxima possível da minha vida real, que é bem saudável, por sinal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A contar que este é um blog que preza pelo bom senso e educação. Comentários são bem-vindos