sexta-feira, dezembro 31, 2010

Ame muito o ano de 2011.


Ao chegar 2011, agradeça por mais um ano vivido, pelas experiências adquiridas, pelos amigos conquistados, pelos trabalhos que pagam as contas, pelas contas que foram pagas, pelos desafios superados, pelas metas cumpridas, pelos beijos dados, os beijos roubados e os beijos que ficarão para o próximo ano, ou não... Agradeça a certeza da imprecisão, os erros, os acertos, seus e dos outros. Agradeça o poder de esquecer o que nos agride. Agradeça o fato de, apesar de toda a tecnologia que insiste em nos tornar pragmáticos, ainda somos humanos o suficiente para termos desejos próprios, chorarmos, gargalharmos e sermos únicos na multidão. Impulsivos.

E, se a virada do ano for para você uma transição, não se esqueça de ser mais cauteloso nas palavras, nas ações. Não esqueça que é cada vez mais necessário pensar no próximo, mas sem deixar de valorizar o que você quer. Não se esqueça de sorrir, de agradecer, de que as pessoas não estão aqui para te servir. Use cada vez mais as palavras mágicas: ‘obrigada’ e ‘por favor’. Aproprie-se da tecnologia para levar seus sonhos adiante. O ano chega vazio, zerado, ele é todo seu e só você é responsável pelo sucesso dele. Por isso, não se esqueça do básico: ame muito o ano de 2011 e não jogue lixo na rua!

Nos vemos daqui a pouco!

quinta-feira, agosto 05, 2010

Cambista é uma praga

Sim! Falo que cambista é uma praga sem ter a menor dúvida.

Mas o culpado disso é certamente o torcedor. Afinal, se o cara está lá vendendo ingresso é porque tem alguém disposto a comprar.

O que precisa acontecer URGENTEMENTE é o torcedor tomar consciência de que agindo desta maneira, ele assume o papel de ser a principal praga do clube.

É o torcedor que trapaceia o próprio clube que ele tanto ama.

O que incomoda mesmo é ver que este mesmo torcedor é o cara que sai pelas ruas e pela internet reclamando que o clube não tem dinheiro para nada, que não pensa no torcedor.

É CLARO que o clube tem cada vez menos dinheiro.

Afinal, o torcedor boicota todas as formas que o clube tem para trazer renda para dentro do clube, que não seja a através da venda do patrimônio ou das revelações.

Tem clube por aí mostrando que se importa com o bem-estar do torcedor e está criando facilidades na compra de ingressos para os jogos.

Agora, cabe a VOCÊ torcedor, mostrar seu respeito pelo clube e não comprar ingresso de cambista, muito menos se tornar UM DELES.

O cambista, além de estar roubando seu clube, ele também está roubando você ao te vender um ingresso duplicado!

O torcedor não compra produtos oficiais, não compra ingresso na bilheteria e quer que o clube cresça...

Na boa, torcedor, CRESÇA ANTES VOCÊ!

AJUDE SEU CLUBE A SER MAIOR. NÃO COMPRE INGRESSO DE CAMBISTA.

quinta-feira, abril 29, 2010

Torcida garantida


Alegria de pobre dura pouco. Ditado chato esse, mas por vezes real demais. Veja só: em maio agora vamos ter novamente aqui no Brasil uma etapa da Red Bull Air Race. Em 2007, foi maravilhoso. Apesar de todo o trânsito e transtorno que causou, foi uma competição incrível e até mesmo quem ficou preso na praia de Botafogo ficou boquiaberto com o que estes pilotos em seus aviões fizeram no céu carioca.

Para este ano teríamos, enfim, para quem torcer. Um piloto brasileiro arrasando lá no alto. Show! Se ele teria chances de ganhar a etapa brasileira? Quem poderia responder? E agora ficou ainda mais difícil após o acidente que ele sofreu nos treinos realizados antes da etapa australiana, que praticamente destruiu sua aeronave. A previsão dos médicos é de que Adilson Kindlemann só retorne a competir na etapa da Alemanha, em agosto.

Então, o que me resta é torcer novamente para o simpático Peter Besenyei (foto).

Futebol Estilo Livre


Mundial de Futebol Estilo Livre. Quem diria que malabarismo com bola ia virar brincadeira séria? Pois então, esta semana na Cidade do Cabo, uma garotada boa de bola se reuniu pra ver quem é o melhor nisso. O Brasil, claro, estava lá representado entre os 16 finalistas com o carioca Arthur Mansilla.

Competindo em casa, o sul-africano Kamalio (foto) tinha a torcida a seu favor, mas não foi o suficiente para levou o título do Red Bull Street Style 2010. O primeiro lugar ficou com norueguês Azun. Os juízes analisavam estilo, criatividade e controle, coisa que brasileiro tem de sobra... mas desta vez o nosso não levou!

Santoro e Heleno de Freitas


Li hoje na coluna da Mônica Bérgamo que o ator Rodrigo Santoro está precisando engordar dez quilos para viver o jogador de futebol Heleno, no filme que vai contar a história de mais um grande nome do futebol brasileiro. Heleno de Freitas foi ídolo no Botafogo, mas também jogou no Fluminense, onde começou, e no Vasco, onde foi campeão estadual carioca, e encerrou a carreira no América.

Além de ter que caprichar no prato, Rodrigo também está 'vivendo' os dois clubes onde Heleno mais ficou marcado. Já andou treinando no Vasco e também circulou pela sede do Botafogo. Quem pode ver de perto a preparação do ator, diz que ele está se dedicando muito para pegar o jeito e fazer da bola a melhor amiga, tal qual seu personagem fez em 39 anos de vida.

Um pouco de Heleno de Freitas para você:

Palmirinha é Pop

Esta semana resolvi zapear pela televisão aberta e me deparei com a famosa cozinheira Palmirinha Onofre sentada no sofá do Jô Soares. Que coisa mais fofa! Foi emocinante. Semana passada vi o filme Julie & Julia e, ao ver durante o programa imagens de Palmirinha pilotando o fogão, na mesma hora associei a Julia Child.

Cresci vendo Palmirinha fazendo bolo, assando carne e dando dicas nos temperos. Se eu aprendi alguma coisa, não saberia precisar. Mas tem momentos que, enquanto estou me dedicando à arte da culinária, as receitas saem tão no automático que podem muito bem ter a assinatura dela.

Delicie-se você também com esta pessoa tão simples, que não tem receita que faça outra igual.

domingo, abril 25, 2010

Braços abertos sobre a Guanabara


Um amigo arquiteto me mandou um e-mail com fotos da reforma do Cristo Redentor. Segundo ele, estas imagens foram feitas pelo repórter fotográfico Wilton Junior. Como sabemos, o Cristo é revestido de pedra sabão. O que eu não sabia é que eram diversas pequenas pastilhas formando um mosaico. Em 2007, o monumento foi eleito uma das sete maravilhas do mundo. Olhando assim, de pertinho, é possível entender o porquê.

Bolas Cruzadas


Sou destas pessoas que quando viaja leva na mala uma revista de palavras cruzadas. Curto distrair a mente em viagens longas, no avião, ônibus e até na hora de relaxar na rede.

Em ano de Copa do Mundo fiquei maravilhada com o que a editoria Ediouro decidiu criar: uma revista com passatempos como palavras cruzadas, cripto, dominox, caça-palavras... TUDO envolvendo times, jogadores e sedes de Copas do Mundo.

A publicação foi uma encomenda do jornal Lance! E serão 15 mil exemplares. Só não ficou muito claro se será de distribuição exclusiva do Diário ou se o produto irá parar nas bancas de revista. Se assim for, boa sacada de marketing da galera!

Na onda do BBB

Recebi um e-mail dizendo que o vencedor do BBB em 2010, o gaúcho Marcelo Dourado, participaria de uma ação de marketing do Internacional. A diretoria do clube deu a ele o título de cônsul cultural e o novo milionário seria também convidado a ser professor voluntário de um projeto social desenvolvido pelo Internacional, lá no Rio Grande do Sul.


Nestas horas é preciso se desprender dos preconceitos. Não interessa se você é a favor ou contra a realização destes realitys, se o conteúdo traz alguma contribuição para a cultura brasileira ou coisas deste tipo. Atenha-se aos fatos: o cara venceu um dos programas de maior audiência neste país, tudo o que ele fez nos últimos três meses virou noticia e o que fizer daqui para frente também será.

Portanto, nada mais oportuno do que tentar unir a sua marca a um produto tão rentável. Minha única observação é sempre com relação ao comportamento. É importante ficar atento ao contrato de imagem, o que pode e não pode ser feito e, principalmente, até onde vai a relação do contratado com o contratante. Em se tratando de personagens folclóricos de programas de reality shows a atenção é redobrada.

quarta-feira, abril 14, 2010

Brasileiro, Copa do Mundo e figurinha

É incrível o número de adeptos ao álbum de figurinhas da Copa do Mundo. Cada dia chega alguém para trocar. Afinal, a regra é clara: figurinha repetida não preenche álbum! Este frenesi todo só me faz constatar que em 2010 o povo brasileiro não está tão empolgado com o Mundial como nas edições anteriores.
Isso será problema até para as vendas de televisores, que habitualmente são o must da temporada de futebol. Afinal, se estivesse motivado com a Seleção Brasileira o assunto nas rodinhas não seria quem tem a figurinha do Ballack!

Agora, a pergunta fica: por que tamanho desinteresse do brasileiro pela Copa do Mundo às vesperas de a competição começar? O grupo não empolga? A Fifa não fez boa campanha de promoção para a Copa da África, talvez por medo de não dar certo e ter que transferir o país-sede de última hora? Nem mesmo os patrocindadores da Seleção Brasileira estão mostrando as garras. Estranho.

Pelo o que eu sei o álbum que motiva as pessoas já chega às bancas desatualizado e com erros, como a presença de Ronaldo Gaúcho, que tem poucas chances de ir ao Mundial, assim como do jogador-modelo-manequim David Beckham, que está fora da disputa.
Nos sites de venda, um Álbum Copa do Mundo 1970 completinho pode ser comprado por até R$ 2 mil. Será que é nisto que estas pessoas estão apostando? Bem, antes de o Mundial começar o álbum completo da Copa de 2010 com todas as figurinhas está custando R$ 150. Acho melhor pintar alguma supresa aí para valorizar o produto!

Festival de Esquetes do Parque das Ruínas

Neste fim de semana começa em Santa Tereza o 1º Festival de Esquetes do Parque das Ruínas. De acordo com os organizadores, a idéia do Festival é de proporcionar oportunidade para novos artistas mostrarem seus trabalhos e também fazerem do evento um local de integração entre os que estão começando com a galera que já está batalhando no mercado.
O Festival inicia dia 16 de abril e vai até o dia 09 de maio, começando as 18 horas. A entrada é gratuida e os esquetes terão duração máxima de 15 minutos.
O bacana é que os esquetes participarão de um júri popular, sendo que os mais votados ganham menção honrosa e o vencedor garante o Troféu Aplausos que dá direito a realizar uma temporada de um mês em um teatro da Prefeitura, com data ainda a ser definida pela secretaria de Cultura.
Fica a dica para este sábado, dia 17, às 18 horas, conferir 'Bão, o Lutador de Vale-Tudo' com o ator Breno Guimarães. O esquete foi premiado no Festival de Humor de Resende.

Lionel Messi e o Mundial

Acredito que a frase que melhor define o meia-atacante argentino Lionel Messi é: "O Barcelona está fazendo Messi jogar todo o seu melhor futebol".
Assim, não apenas alivia o peso que o mundo está colocando nas costas do jogador para uma performance de gala durante a Copa do Mundo, como dá crédito a todo um trabalho profissional que o clube espanhol mantém. Afinal, nada indica que a seleção da Argentina vai conseguir extrair do jogador a mesma categoria que o fez ser considerado o melhor do mundo em 2009.

segunda-feira, abril 12, 2010

Ainda no futebol

Outro envolvimento de marketing e futebol que me chamou a atenção esta semana. É o comercial do banco Itaú veiculado no último domingo. Parceiro da CBF, o banco vem usando há algum tempo o esporte para chegar mais perto do grande público. Conhecido por um banco com taxas um tanto altas, o que afasta o investidor mais simples, o marketing parece estar trabalhando para formar a imagem de algo: 'nós somos o que você quer ser, moderno e eficiente'.
Se o trabalho vem dando resultado, não sei dizer. Ainda não tive acesso a nenhum estudo abordando este tema. Mas, pelo o que indica o novo comercial, algum benefício está trazendo.
Não sei se o fato de o Atlético Paranaense ser parcerio da Seleção Brasileira atraiu os olhos do Itaú para um estádio no sul do país para locação, no caso, a Arena da Baixada. A questão é que lá está o banco utilizando novamente do futebol para chegar até você e eu.

Cerveja, futebol e marketing

Tive acesso hoje a uma ação de mkt feita pela cerveja Heineken. O material é do ano passado e tem como foco o jogo Real Madrid x Milan. Dá orgulho de ver uma estratégia de mkt sendo bem desenvolvida. Ao final eles mostram o resultado de mídia alcançado.
O vídeo mostra um convite feito pela Heineken para um concerto exatamente na hora do grande jogo. Por motivos diversos não é possível cancelar o programa. Diante de uma platéia visivelmente incomodada com a situação de perder uma partida de futebol importante, um telão vai revelando o real motivo da presença deles no local.
É aquela coisa, você pode nem ser um grande consumidor de cerveja, talvez a Heineken nem seja a sua favorita, mas a relação que a marca criou com as pessoas que participaram diretamente desta ação ficará marcada para sempre como algo simpático, desafiador e, ao final, muito satisfatório.

Veja aqui o vídeo:

sexta-feira, abril 02, 2010

Começando

Estou de mal com meu outro blog. Então decidi fazer um novo e começar do zero. Quero fazer deste espaço um lugar onde o internauta entre e sinta-se a vontade, onde possa obter informações e também informar. Sejamos bem-vindos, eu e você!