sábado, janeiro 01, 2011

AGITAÇÃO MÁXIMA

Ontem parti de casa com destino a Copacabana curtir o réveillon mais lindo deste mundão de Deus. E assim foi. Fiquei num lugar privilegiado. Cercada de pessoas amigáveis, vi os fogos, a nova marca dos jogos RIO 2016, sambei com o Zeca, cantei com a Alcione e chacoalhei com a Daniela, fiz minha oferenda à Iemanjá.


Contudo, fora desta ‘bolha’ de tranqüilidade, a praia vivia um caos de gente e desordem.

Infinitamente mais bagunçado do que no ano passado, as pessoas pareciam formar grandes rebanhos ao deixar as areias da praia. A galera do Choque de Ordem deve ter recebido férias, pois não havia nem metade do efetivo que trabalhou no último ano. Os números podem até me desmentir, mas eu sei o que eu vi ontem e o que vi há um ano atrás. E, seo Prefeito, guardinha no posto elevado não conta... Tem que descer pra guerra.

Localizei no youtube um vídeo caseiro que mostra um pouco do que estou falando: http://www.youtube.com/watch?v=HgFgE3v4zH0

Li que a fiscalização recolheu 58 barracas de camping montadas nas areias de Copacabana, mas devem ter se esquecido de olhar ali no posto 2, pois às 2h20 tinham mais de 15 barracas montadas na areia e bem próximas da calçada.

Os ítens apreendidos com ambulantes não autorizados na orla de Copacabana e Leme chegam a soar como piada por quem teve que andar do Copacabana Palace até o túnel que dá acesso ao Rio Sul. São coisas como: 30 milhos cozidos, 6 chapéus de palha, 19 arcos de cabelo, 18 cabides... e mais blá blá blá.

A total ineficiência do transporte público, tão conhecida dos cariocas, agora não é mais segredo para sulistas, nordestinos, mineiros, estrangeiros...

Além de os ônibus não estarem prontos para atender a gigantesca demanda que a data exige, seus motoristas estavam bastante desinformados. Presenciei o seguinte diálogo entre um motora e um casal de turista:

“Este ônibus passa em Copacabana?”. A resposta foi: “sei que passa em Copa, mas não sei dizer em que momento”. Na hora de voltar para casa então, nem se fala...

Está aí um bom assunto para colocar em pauta em 2011 no Rio de Janeiro. Se a idéia é comemorar e reforçar a década de ouro que vai viver a cidade do Rio de Janeiro, será preciso muito mais empenho dos órgãos públicos na educação das pessoas, fiscalização da ordem e cumprimento da lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A contar que este é um blog que preza pelo bom senso e educação. Comentários são bem-vindos