terça-feira, janeiro 25, 2011

Tira a mão do meu copo!

Vamos combinar: bebe no meu copo quem eu ofereço... tem coisa mais mal educada do que você estar comendo ou bebendo algo e alguém chegada e diz, ‘me dá?’ ou então “posso pegar um pouco?”

Não sei se foi erro ou acerto dos meus pais, mas fui educada desde criança a não pegar o que não me for oferecido. Talvez isso tenha influenciado minha vida de diversas maneiras, positivas e negativas.

Para muitos assuntos, como de trabalho ou de necessidades, com a vida aprendi a pedir, a ser ‘oferecida’ como dizia Dona Zezinha. Mas, para outras questões, não... Continuo esperando ser convidada.

E isso diz respeito a banquetes, lanchinhos no meio da tarde e, principalmente, café da manhã alheios.

Não me incomodo em oferecer minha comida. Isso foi outra lição muito bem aprendida dentro de casa. “Alethea, ofereça seu salgadinho para a coleguinha”. E lá ia eu, com um dó no coração, ceder um biscoito do meu pacote, ou uma mordida do meu misto quente...

Hoje faço isso inconscientemente, sempre ofereço o que estou comendo.
Mas, como sempre: para tudo há limites.

Uma coisa é um dia eu chegar e oferecer o que estou comendo no café da manhã, outra coisa é eu bancar o café da manhã das pessoas, ao ceder o que eu compro com o meu dinheiro diariamente. E, outra coisa ainda (e mil vezes pior), é uma pessoa diariamente chegar e se oferecer para comer o que eu trouxe para o café da manhã... (suco e biscoito)

É inacreditável que para solucionar o impasse, eu tenha que mudar meus hábitos e brigar com meu relógio biológico (mais do que já faço ao ter que trabalhar pela manhã) para poder ter o prazer de desfrutar do meu desjejum. Não tenho fome ao acordar. Meu apetite abre cerca de 2horas após sair da cama... Justamente quando já estou no trabalho.

Hoje eu mandei o recado: “posso beber do seu suco?” (isso a pessoa já com o copo na boca) e respondi: “faz diferença se eu disser que não”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A contar que este é um blog que preza pelo bom senso e educação. Comentários são bem-vindos