sexta-feira, janeiro 14, 2011

Uma tarde na Cruz Vermelha

Pensando muito em Dona Ilair e depois de chorar inúmeras vezes com a cena do resgate, hoje fui cumprir meu dever cívico. Passei no mercado, comprei 5 pacotes de feijão, 5 de farinha, 10 pastas de dentes, 10 sabonetes, e um pacote de sabão em barra. Ao levar os donativos para a Cruz Vermelha, que fica aqui ao lado de casa, me deparei com um cenário que me levou a ficar lá por mais 2h30.

Era muita gente ajudando a recolher os donativos que chegavam em carros pequenos, caminhonetes, taxis, andantes, através de pessoas comuns, simples, gente rica, gente para todos os gostos e todos com um único objetivo: ajudar.

Ao ver aquela movimentação, me lembrei de uma matéria que vi na TV dizendo que o brasileiro tem em seu DNA o prazer por ajudar. Ah, pobre comentarista não viu nada...

É contagiante!

Quando me dei conta estava ajudando a separar leite em pó de fraldas descartáveis, sabonetes de achocolatados, papel higiênico de feijão, macarrão de arroz e assim por diante. Organizando tudo para ser levado ao galpão, onde só depois seriam montadas as cestas básicas.

A cada porta-malas que se abria e eram avistados pacotes de garrafas de água, alguém gritava: ‘corrente pra água’. Imediatamente íamos em grupo ajudar a descarregar litros e litros.

Constantemente chegavam carros, jipes e caminhonetes que eram prontamente carregados com os itens de maior urgência: roupas, água, papel higiênico que rapidamente eram lotados e seguiam para a região da Serra.

Algumas vezes, no meio daquela correia chegava alguém e perguntava: ‘o que eu posso fazer para te ajudar’.

Levantava a cabeça, secava o suor que tomava conta do meu rosto e respondia: ‘estamos separando. Aqui fica isso, ali aquilo, orientamos as pessoas que chegam, carregamos os carrinhos que levam para o galpão...’.

Quando voltava a levantar a cabeça... lá estava o cidadão separando, carregando, na corrente... e, a cada carro descarregado... palmas, aplausos.

Saiba como ajudar

Cruz Vermelha recebe doanções em todo o Brasil

DICAS: escolha um item e doe em quantidade. Água, sabonete e papel higiênico são importantes. Feijão e arroz alimenta. Toalhas de banho e roupas de cama também servem. Se preferir fazer uma doação de variados, opte por uma cesta básica fechada. Caso contrário, leve os itens separados em sacolas ou caixas de papelão bem firmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A contar que este é um blog que preza pelo bom senso e educação. Comentários são bem-vindos